PROGRAMA PASOS

Lançamos o Registro Argentino de Fraturas de Quadril

É uma plataforma que reúne todos os aspectos mensuráveis do atendimento a pacientes com essa lesão para tomar decisões com base em dados. Será implementado em um grupo selecionado de hospitais públicos e privados para depois expandi-lo para todo o país.

A Argentina já possui o primeiro registro multicêntrico de fraturas de quadril para melhorar a qualidade do atendimento. Trata-se de uma plataforma web que reúne todos os aspectos mensuráveis do atendimento a pacientes com essa lesão para tomar decisões com base em dados. Foi desenvolvido pela Fundação Trauma com base em padrões internacionais, com o respaldo científico das 11 entidades que compõem a RAFCA* e com o apoio técnico e financeiro da Fundação Navarro Viola.

Com o apoio da Fundação Navarro Viola, Amgen e Biodisus, será realizado um teste piloto nos hospitais públicos e privados selecionados para depois implementá-lo em todo o país.

Os hospitais poderão melhorar ou inovar na digitalização, fornecimento e unificação das informações sobre fraturas de quadril, consolidar informações para identificar padrões, melhorar a segurança e o atendimento ao paciente, economizar custos, reduzir tempos no processo de atendimento, além de acessar relatórios em tempo real (epidemiológicos, uso de recursos, resultados) e comparar indicadores com a amostra geral.

A implementação do Registro Argentino de Fraturas de Quadril ocorre no âmbito do Programa Pasos, um modelo de gestão integral baseado em dados e treinamento da equipe de saúde para instituições de saúde públicas e privadas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes com fraturas de quadril e promover um processo de envelhecimento saudável e autônomo.

O desenvolvimento de registros de fraturas de quadril em outros países do mundo tem demonstrado melhores resultados para os pacientes por meio de estratégias de melhoria da qualidade.

O Programa Pasos fornecerá informações de todo o processo de atendimento para:

• Facilitar a tomada de decisões.
  • Reduzir o impacto decorrente do atraso nas cirurgias.
  • Promover a reabilitação precoce.
  • Prevenir complicações específicas.
  • Utilizar de forma eficiente os recursos e reduzir os custos associados.
  • Gerar protocolos de atendimento de alcance nacional.
  • Promover estratégias de prevenção com base em informações locais.
  • Desenvolver a base para a implementação de outras estratégias eficazes, como Serviços de Ligação de Fraturas (FLS, na sigla em inglês).
  • Favorecer processos de benchmarking local e internacional.

Impacto

A fratura de quadril é uma das lesões mais comuns em pessoas com mais de 60 anos e um dos fatores que mais afetam sua saúde e autonomia. Estima-se que 1,6 milhão de pessoas sofram fraturas de quadril por ano em todo o mundo e que até 2050 esse número aumente para 6,3 milhões, de acordo com Johnell O. e Kanis JA no artigo “An estimate of the worldwide prevalence and disability associated with osteoporotic fractures” (Osteoporos Int. 2006; 17: 1726-33). Os países que implementaram registros de fraturas de quadril de alcance nacional, como Suíça, Reino Unido, Espanha, Austrália, Nova Zelândia, Escócia e Irlanda, relatam que conseguiram reduzir a mortalidade e melhorar outros indicadores quando implementados em associação com programas de melhoria da qualidade.

Na Argentina, a informação é escassa e descontínua por falta de um registro específico. No entanto, esse problema de saúde foi identificado com dados do Registro de Trauma da Fundação Trauma, implementado há 10 anos em mais de 20 hospitais: a maioria dos pacientes com fratura de quadril são mulheres de 70 anos, 48% deles passam por cirurgia e 13% precisam de transfusões de sangue.

Devido ao seu impacto social e econômico e à necessidade de uma abordagem interdisciplinar e multissetorial em nível local, a aliança entre a Fundação Trauma, a RAFCA e a Fundação Navarro Viola foi impulsionada em 2019 com o objetivo de criar uma solução inovadora para a Argentina. Além de obter o Registro de Fraturas de Quadril como resultado, publicamos um artigo na revista científica americana Archives of Osteoporosis. Para lê-lo, acesse aqui.

Para obter mais detalhes e atualizações sobre o Programa Pasos e o Registro Argentino de Fraturas de Quadril, visite o site:

Para que sua instituição faça parte do Programa Pasos, você pode enviar um e-mail para: [email protected] ou preencher o formulário no site https://fundaciontrauma.org.ar/pasos/

A Fundação Trauma é uma ONG sem fins lucrativos que desenvolve estratégias voltadas para a melhoria da gestão do sistema de saúde. Contribui para a organização e fortalecimento do sistema de saúde da Argentina, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas, reduzir sequelas e diminuir mortes evitáveis por trauma, bem como aquelas geradas por outros problemas de saúde.

*A RAFCA é composta por:

Academia Nacional de Medicina (ANM)

Associação Argentina de Ortopedia e Traumatologia (AAOT)

Associação Argentina de Osteologia e Metabolismo Mineral (AAOMM)

Associação Argentina de Saúde Pública (AASAP)

Fundação de Pesquisa Metabólica (FIM)

Sociedade Argentina de Geriatria e Gerontologia (SAGG)

Sociedade Argentina de Medicina (SAM)

Sociedade Argentina de Medicina Física e Reabilitação (SAMFyR)

Sociedade Argentina de Medicina Interna Geral (SAMIG)

Sociedade Argentina de Osteoporose (SAO)

Sociedade Argentina de Reumatologia (SAR)

A Fundação Navarro Viola é uma organização da Sociedade Civil que trabalha para promover o desenvolvimento integral na primeira infância e transformar a realidade das pessoas idosas. Tem como missão apoiar a educação, a medicina social e o cuidado com os idosos, áreas que surgem das causas às quais cada uma de suas fundadoras dedicou-se com paixão.